top of page

Sobre nós

Nossa história

Nossa escola foi criada em 19 de setembro de 1959, na administração do Doutor Juarez Guisard, inicialmente atendendo exigências de instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté.

Funcionou primeiramente na Rua Visconde do Rio Branco, junto à Faculdade de Filosofia e Letras de Taubaté, com três classes: 5ª séries A e B e 6ª série A. A Direção do ginásio foi entregue ao Professor de Didática Geral da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, professor Emídio Nérice.

Em seguida, assumiu um grupo liderado pelo Doutor Sebastião Monteiro Bonato, que foi considerado fundador do Ginásio Municipal.

Em 27 de outubro de 1972, foi criado o 2º grau no Ginásio Municipal Professor José Ezequiel de Souza que passou a denominar-se Colégio Municipal Professor José Ezequiel de Souza.

Através do parecer CEE nº 610-82 de 11/05/82, fica reconhecida a Escola Municipal de 1º e 2º graus Professor José Ezequiel de Souza com ensino de 1º e 2º graus com Formação Profissionalizante Básica – Setores Primário e Secundário.

Nossa missão

- Oferecer aos nossos alunos educação de qualidade, com base na ética e na construção de valores, que permita a todos que aqui estudam a possibilidade de concretizar os seus projetos de vida.

Nossa visão

- Construir uma escola que seja um parâmetro de qualidade de educação pública, buscando sempre o estreitamento com as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) para  formar cidadãos críticos e conscientes dos seus direitos e deveres e torná-los capazes de atuar na sociedade de forma ética.

Patrono
Professor José Ezequiel de Souza

Filho de Otaviano Januário de Sousa e de Dona Esmeralda Augusta de Camargo Sousa, José Ezequiel de Souza nasceu em Taubaté em 10 de abril de 1895. Após concluir o curso básico em Taubaté, ingressou na Escola Normal de Guaratinguetá, onde colou grau em janeiro de 1917.

Professor diplomado, iniciou sua carreira no magistério, lecionando em escolas rurais de Taubaté e de Tremembé. Transferiu-se para Areias e mais tarde, para Pindamonhangaba, retornando, a seguir, a sua terra natal para lecionar no Grupo Escolar Dom Pereira de Barros, estabelecimento que dirigiu várias vezes.

No período de 1935 a 1938 lecionou no então Ginásio Estadual de Taubaté, regendo a cadeira de Ciências Físicas e Naturais.

Professor registrado em Ciências Naturais, Matemática e Português, lecionou, durante longo período, nos principais estabelecimentos de ensino de Taubaté.

Aposentado do magistério público estadual em 1954, prosseguiu nas suas atividades didáticas na rede particular de ensino desta cidade e da região.

Encerrou suas atividades como professor em 1964, após quarenta e cinco anos de dedicação àquilo que foi a razão de sua existência profissional, não tendo medido esforços em favor do ensino e da formação da juventude.

Além de professor, teve também atuações como jornalista e poeta. Faleceu em 28 de setembro de 1966.

png (2).png

Exposição permanente Mestre Justino.

bottom of page